É normal haver diferença entre a produção de leite entre as mamas?

É normal haver diferença entre a produção de leite entre as mamas. Além de haver um

a diferença no que diz a respeito a quantidade de tecido glandular, o que por si só já justifica essa diferença, se há ainda uma diferença em termos de estimulação, a mama melhor estimulada irá provavelmente produzir mais leite.

E o que significa se melhor estimulada? Não é raro que a gente consiga posicionar melhor o bebê numa mama do que na outra. Isso por si só favorece uma boa pega e como consequência disso temos um melhor esvaziamento da mama.

Apesar dessa diferença relativa a produção entre as mamas ser normal, em alguns casos é interessante sempre observarmos se a habilidade do bebê em mamar de algum modo pode estar prejudicada em determinada posição e se isso, em algum grau, acentua ou provoca uma diferença muito discrepante (como, por exemplo, em situações em que há uma assimetria corporal/craniana, torcicolo congênito, etc)

Uma diferença grande entre os seios permanece ao final do período de lactação? Em geral, depois do desmame é provável que essa diferença entre o tamanho das mamas diminua bastante.

Como diminuir essa diferença em termos de produção? Uma possibilidade é realizar ordenhas (bombas de extração de leite / manualmente) na mama que produz menos.

Gostou dessa informação? Achou bacana? Então te convido a compartilhar esse post, marcar amigos para que mais pessoas saibam disso!