EFEITO BOLA DE NEVE


Quero falar do efeito “Bola de Neve”. Efeito ao qual todas as mães estão fadadas em algum momento de suas maternidades.

O efeito “bola de neve” pode ser definido como a mãe que acabou de dar à luz ao seu bebê, e é cobrada a produzir leite materno em menos de 72h, nutrir esse bebê para que engorde de acordo com os padrões da curva de crescimento, e que: não chore, não atrapalhe, engorde, cresça, não seja mimado, esteja pronto, como um passe de mágica, para encarar uma rotina maçante de 8 -10 horas em creches e berçários, que não tenha problemas emocionais e que interfira o mínimo possível na imaculada rotina dos adultos que o rodeiam. O efeito bola de neve se refere ao processo automático de resolver um problema de amamentação. Ele pode ser explicado da seguinte forma:

1) A mãe não consegue estabelecer com o bebê uma pega correta. Problemas comuns como rachaduras, ingurgitamentos e dor ao amamentar surgem;

2) O bebê tem dificuldades em amamentar. Chora muito, a mãe se desespera e todos acreditam que o problema dele é fome e o da mãe, leite fraco;

3) O profissional de saúde avalia o bebê: está com baixo peso para receber alta da maternidade e prescreve o complemento;

4) Outras pessoas que “avaliam” mãe e bebê, palpitam e tentam “ajudar”; oferecendo diversas alternativas: bico de silicone para ajudar na pega; pomadas para curar as fissuras; mamadeiras que são quase idênticas ao seio materno e claro, fórmulas que se aproximam muito à composição do leite materno.

A Bola de Neve começa a se formar.

A mãe entra, então, em um círculo altamente vicioso que pode comprometer a amamentação para sempre. Muitas mães chegam na comunidade com esta queixa: “meu bebê tem X dias, tive problemas (leite fraco, bico invertido, pouco leite, fissuras, etc.) e entrei com complemento, a razão: meu bebê não ganhava peso, chorava muito, estava morrendo de fome e a culpa: meu leite está secando e meu bebê não aceita mais o peito.


Como eu faço para voltar a amamentar exclusivamente?

A única coisa que esta mãe precisa saber é que é possível não viver na “sombra”. E espero que sempre existam pessoas, ao lado desta mãe, dispostas a erguer a mão a elas e dizerem: você pode recomeçar se você quiser. Isto é uma decisão acima de tudo.

Podemos decidir recomeçar a qualquer momento da nossa maternidade, pois há tempo suficiente. Isto porque somos protagonistas da nossa maternidade, sempre.

Horário de funcionamento

Nosso endereço

Siga-nos

 Segunda a sexta: 09h às 18h 

Atendimentos mediante agendamento prévio.

 (27) 99861-7224 / 99312-5736

R. Professor Telmo de Souza, 255

Praia da Costa, Vila Velha - E

Edf. Marílio Queiroz Business Center - Sala 212

CEP: 29101-295

  • Instagram - White Circle

@_m.amar

ALUGUE CONOSCO

Receba maiores informações

MAMAR - Rua Professor Telmo de Souza Torres, nº 255

Edifício Marílio Queiroz Business Center - Sala 212

Praia da Costa, Vila Velha - ES - CEP: 29101-295 - @_m.amar - Telefone: (27) 99861-7224 / (27) 99312-5736