LIVRE DEMANDA

Amamentação em livre demanda é você oferecer a mama de acordo com a necessidade e demanda do seu bebê.

Oferecer sempre que ele quiser suprir suas necessidades fisiológicas (sede, fome) ou emocionais (medo, insegurança) ou ainda para aliviar a dor.

Importante deixar claro que se você faz uso de algum bico artificial ou mamadeira, você não está praticando a livre demanda.

O bebê faz algumas sucções não nutritivas (o queixinho treme rapidinho) e isso é muito importante, tanto para que ele possa relaxar quanto para ajudar a regular a sua produção de leite! Então, se você supre a carência com a chupeta estará deixando de estimular sua mama e ainda estará condicionando o seu bebê a sugar sem ter que engolir nadinha de leite.

E o que isso tem haver? Aos poucos o bebê vai rejeitando o peito, pois sempre que estiver com necessidade de sugar para dormir por exemplo, ele não vai aceitar o fluxo algum de leite (e sempre que o bebê suga NA MAMA, mesmo que na sucção não nutritiva, sai leite)

Inicia-se o ciclo do desmame gradativo e silencioso: bebê quer dormir, não aceita o fluxo de leite de mama, é oferecido a chupeta, bebê mama menos, vai perdendo peso, entra com mamadeira, e volta a chupeta, e desmame inicia.